Manutenção em Disjuntores de Alta Tensão:

1. Disjuntores de 13,8/34/88/138/230/460 Kv, comando mecânico e extinção a SF6;
1.1. inspeção e manutenção no comando mecânico do disjuntor, observando alguns itens principais pela característica do comando, tais como:

•Limpeza do comando.
•Inspeção e lubrificação e regulagem dos gatilhos disparadores.
•Inspeção nas bobinas de comando.
•Inspeção e lubrificação em bielas de transmissão, varões de acionamento, mancais, rolamentos,batentes e molas de Abertura e fechamento.
•Inspeção e regulagem nos contatos auxiliares, seu atuador e verificação de sua perfeita comutação.

1.2. Ensaio de resistencia de contato.

1.3. Ensaio de isolação da câmara de extinção.
1.4. Oscilografagem.
1.5. Ensaio de discordância de pólo.
1.6. verificação da pressão de SF6 nas câmaras de extinção.
1.7. verificação e aferição dos pressostatos do monitoramento de SF6 nas câmaras de extinção.
1.8. verificação, limpeza e reaperto da fiação, contatores, temporizadores, relés, chave de comando, chaves seletoras do comando elétrico.
1.9. verificação do funcionamento do contador de manobras do disjuntor e contador de partida da bomba hidráulica do disjuntor.
1.10. limpeza das porcelanas dos pólos do disjuntor.
1.11. Inspeção e reparo quanto a corrosão e pintura da estrutura e pólos do disjuntor.
1.12. Verificação nas conexões AT, quanto a mau contato, sobreaquecimento, limpeza dos conectores e conferência de torque de aperto.
1.13. Inspeção em todos pontos de aterramento do equipamento.

2. Disjuntores de 88/138/230/460 Kv, comando hidráulico e extinção a SF6:
2.1. inspeção e manutenção no comando hidráulico do disjuntor, observando alguns itens principais pela característica do comando, tais como:

•Limpeza do comando.
•Inspeção e reparo quanto a vazamento hidráulico no comando.
•Aferição nos pressostatos de entrada/parada da bomba, baixa pressão 1º grau(alarme) , baixa pressão 2º grau (trip) e ensaio de isolação dos contatos do pressostatos.
•Inspeção na bomba do comando hidráulico.
•Inspeção e ensaio de isolação no motor da bomba hidráulica.
•Medição do tempo de reposição da pressão hidráulica
•Verificação e ensaio do relé de funcionamento excessivo da bomba hidráulica.
•Verificação do consumo de pressão hidráulica nas manobras do disjuntor.
•Inspeção e verificação da pressão dos acumuladores de energia.
•Inspeção e regulagem nos contatos auxiliares, seu atuador e verificação de sua perfeita comutação.

2.2. ensaio de resistência de contato.
2.3. ensaio de isolação da câmara de extinção.
2.4. oscilografagem.
2.5. ensaio de discordância de pólo.
2.6. verificação da pressão de SF6 nas câmaras de extinção.
2.7. verificação e aferição dos pressostatos do monitoramento de SF6 nas câmaras de extinção.
2.8. verificação, limpeza e reaperto da fiação, contatores, temporizadores, relés, chave de comando, chaves seletoras do comando elétrico.
2.9. verificação do funcionamento do contador de manobras do disjuntor e contador de partida da bomba hidráulica do disjuntor.
2.10. limpeza das porcelanas dos pólos do disjuntor.
2.11. Inspeção e reparo quanto a corrosão e pintura da estrutura e pólos do disjuntor.
2.12. Verificação nas conexões AT, quanto a mau contato, sobreaquecimento, limpeza dos conectores e conferência de torque de aperto.
2.13. Inspeção em todos pontos de aterramento do equipamento.

3. Disjuntores de 13,8/34/ 88/138/230/460 Kv, comando mecânico e extinção a óleo isolante:
3.1. inspeção e manutenção nos polos do disjuntor, observando alguns itens principais pela suas característica , tais como:
•Inspeção e reparo quanto a vazamento de óleo isolante nas colunas e camaras de extinsão.
•Ensaio de rigidez dielétrica do óleo isolante das colunas e camaras de extinsão, substituindo se necessário; observando também a necessidade de substituição devido ao numero de manobras por curto circuito ou manobra.
•Inspeção nos contato fixo, móvel e deslizante.
•Ensaio de isolação na haste isolante.
•Inspeção no visor de nível de óleo isolante.

3.2. inspeção e manutenção no comando mecânico do disjuntor, observando alguns itens principais pela característica do comando, tais como:
•Limpeza do comando.
•Inspeção e lubrificação e regulagem dos gatilhos disparadores.
•Inspeção nas bobinas de comando.
•Inspeção e lubrificação em bielas de transmissão, varões de acionamento, mancais, rolamentos, batentes e molas de abertura e fechamento.
•Inspeção e regulagem nos contatos auxiliares, seu atuador e verificação de sua perfeita comutação.

3.3. Ensaio de resistencia de contato.
3.4. Ensaio de isolação da câmara de extinção.
3.5. Oscilografagem.
3.6. Ensaio de discordância de pólo.
3.7. Verificação, limpeza e reaperto da fiação dos contatores, temporizadores, relés, chave de comando, chaves seletoras do comando elétrico.
3.8. Verificação do funcionamento do contador de manobras do disjuntor e contador de partida da bomba hidráulica do disjuntor.
3.9. Limpeza das porcelanas dos pólos do disjuntor.
3.10. Inspeção e reparo quanto a corrosão e pintura da estrutura e pólos do disjuntor.
3.11. Verificação nas conexões AT, quanto a mau contato, sobreaquecimento, limpeza dos conectores e conferência de torque de aperto.
3.12. Inspeção em todos pontos de aterramento do equipamento.

4. Disjuntores de 13,8 Kv, comando mecânico e extinção a vácuo.

A manutenção nesse tipo de disjuntor difere dos outros citados anteriormente por apresentarem câmaras de extinção blindadas, por isso se houver problemas nos resultados dos ensaios de resistência de contato e isolação, terão de ser substituídas por câmaras novas. Para manutenção no comando segue o citado nos itens 1 e 3 no que diz respeito ao comando mecânico.